Tarde Interativa aliou emoção e boa disposição!

Promovida pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, através da Rede Social Concelhia, realizou-se na sexta-feira, 20 de julho, no centro Cultural de Carregal do Sal, mais uma edição da Tarde Interativa.
Música, dança, teatro, cantares tradicionais, protagonizados por utentes e técnicos de instituições particulares de solidariedade social do concelho e de outras instituições convidadas entre as quais, e pela primeira vez, o Ateliê Mãos Unidas Padre Damião, juntaram cerca de duas centenas de pessoas no auditório do Centro Cultural.

O início do espetáculo coube à Cooperativa de Solidariedade Vários, de Tondela, que brindou o público com uma coreografia ao som do tema Photograph, de Ed Sheeran.
Depois, subiu ao palco o grupo de expressão do Equipamento 2 de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV), com mais uma coreografia que designou “Os 4 elementos da natureza”.

Estreia na tarde Interativa, o Ateliê Mãos Unidas fez a sua primeira apresentação ao som de um tema musical da atualidade, mas com letra das crianças que frequentam as atividades de tempos livres deste ano - “Baú do Conhecimento” e que se revelou uma lição de história. Depois, as crianças (cerca de 30), dançaram “Onda Onda”.

A Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde e a Fundação José Nunes Martins apresentaram-se depois em palco e juntas coreografaram dois temas: “wake me up” e “Põe a mão na cabecinha”.

Da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, participaram, como vem sendo habitual, dois grupos - os idosos e as crianças da creche. Os primeiros cantaram “Alecrim” e “Laurindinha” e depois, os mais pequeninos ocuparam o seu lugar na interpretação do tema “Quinta do Manel”.

Faltava a prestação das instituições convidadas para 2018…

A primeira a entrar em palco foi a CRTT – Clinica de Recuperação e Tratamento de Toxicodependência que se tem juntado à iniciativa nos últimos anos proporcionando momentos de reflexão. Este ano, o grupo apresentou “Todos Juntos”, um momento em que utentes daquela instituição leram mensagens sobre o seu percurso e deixaram verdadeiras lições de vida.

A USCSAL – Universidade Sénior de Carregal do Sal foi a convidada que se seguiu e, este ano, trouxe à Tarde Interativa um sketch teatral “A velha da Horta”, interpretado por Orísia Silvestre, António Ribeiro e Ana Barbedo, que provocou largas gargalhadas a todos os presentes.

Para o final, a surpresa – a atuação do grupo “As Fantásticas”, constituído pelas técnicas das instituições da Rede Social, pela vereadora Cristina Borges e pela técnica da autarquia, Ana Marília Pega. Um momento contagiante ao som de “Malhão, Malhão” que teve direito a repetição e mais dançarinos em palco, após as palavras da Vereadora para agradecer o carinho, a dedicação e a colaboração de todos quantos tornaram possível aquela Tarde. Evidenciou que foi uma tarde emotiva, em que imperou a interação das crianças com os idosos, pelo que a iniciativa deve ser mantida.

Terminou com agradecimentos à Rede Social, às juntas de freguesia, às IPSS, ao Centro de Saúde, ao Ateliê Mãos Unidas, à CRTT, à USCSAL e aos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, pela colaboração dada à iniciativa.

Data de Publicação: 25/07/2018